quinta-feira, 5 de julho de 2012

Manifesto do movimento Petista com Freixo



POR UMA CIDADE PARA OS CIDADÃOS

Somos Petistas com Freixo, porque não concordamos em apoiar uma aliança em torno da reeleição do atual Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, decisão tomada pelo nosso partido, de forma autoritária e pouco transparente, sem consulta às bases do partido e sem amplo processo de debate interno. Somos sim, favoráveis a alianças que sejam construídas em torno de programas políticos, de projetos e de princípios, e não sejam fruto de negociatas fisiológicas e oportunistas que descaracterizam a história do nosso PT, um partido comprometido com as lutas sociais do nosso povo. Sim, somos petistas de corpo e alma, de militância histórica e tradição, alguns filiados, e outros apenas militantes e simpatizantes, e ousamos dizer não ao excesso de pragmatismo, não às conversas com Gilmar Mendes e aos abraços a Paulo Maluf, não ao vale tudo do Mensalão e dos Aloprados, não às conversas e negociatas com os Cachoeiras da vida, não à submissão à gestão antidemocrática que ora acontece em nossa Cidade. Somos petistas que acreditam que a política pode ser feita de forma diferente, com ética e com generosidade, com firmeza de princípios e com respeito à diversidade. Com a política no posto de comando, para transformar e mudar para melhor. Somos petistas que reconhecem e apoiam os avanços históricos conquistados nos Governos Lula e Dilma, que ajudamos a construir: o combate e diminuição da miséria, a distribuição de renda, a geração de empregos, as políticas sociais inclusivas; sem que isso nos faça perder nossa capacidade de criticar e de nos indignar frente aos mal-feitos.

Somos Petistas com Freixo, porque não concordamos com a privatização da saúde do Rio através das OS, gestão avaliada pelo Ministério da Saúde como a pior de todas as capitais. Não concordamos com a precarização da educação baseada em profissionais mal remunerados e onde malabarismos estatísticos procuram mostrar como positivos os resultados de uma gestão autoritária, que vai na contramão dos princípios freirianos de uma educação como prática da liberdade. Não concordamos com uma lógica de megaeventos, cujos grandes investimentos prevalecem sobre as reais e urgentes necessidades da maioria de nossa população, nem com a política de arrocho do funcionalismo público municipal. Não concordamos com uma cidade que continua partida e ferida, sem planejamento urbano e sem plano diretor amplamente discutido, na qual predomina a lógica da especulação imobiliária, o desrespeito ao meio ambiente, o trânsito caótico dominado pelos interesses da máfia dos ônibus, realidades essas que são maquiadas por gastos em publicidade e propaganda.

Somos Petistas com Freixo, porque queremos uma Cidade para os cidadãos, uma cidade de direitos, uma cidade de inclusão. Queremos uma Cidade em que as grandes decisões sejam tomadas com a participação de cidadãos e cidadãs bem informados. Queremos que haja transparência na gestão pública, com a implantação do Orçamento Participativo, marca histórica da administração municipal petista. Queremos que os Conselhos Municipais sejam de fato implementados e funcionem, e as Audiências Públicas para ouvir os cidadãos sobre os temas mais polêmicos não sejam meras formalidades. Queremos que o debate e o interesse público se imponham sobre os interesses privados e corporativos. Queremos uma Cidade mais justa, mais fraterna, uma Cidade construída com os cidadãos e para os cidadãos, uma Cidade de Direitos.

Somos Petistas com Freixo, porque acreditamos que Marcelo Freixo é o candidato da esperança e da mudança. Ele é o candidato de todos aqueles que querem mudar o Rio para melhor. Sua campanha toca profundamente os corações e mentes de homens e mulheres da nossa Cidade. É por essa razão que ele aglutina em torno de sua campanha lideranças políticas e sociais representativas, artistas e acadêmicos, juventude e profissionais liberais, militantes e ativistas dos mais diversos movimentos e segmentos sociais, além de dissidentes de vários partidos políticos que, como nós, vislumbram em Freixo as características pessoais que o credenciam para esta disputa: honestidade, coerência, firmeza e generosidade. Marcelo Freixo transcende os limites do PSOL, ele é o candidato da Cidade, dos Direitos Humanos, da Cidadania. A população do Rio vai provar que é possível vencer o poder do Capital e de uma coligação de 18 partidos, com ideias claras, garra, criatividade, esperança e vontade de mudar.

Somos Petistas com Freixo, e ousamos desafiar os atuais ‘donos’ do nosso partido em nossa Cidade, que nos ameaçam de expulsão como forma clara de intimidação. Não temos medo! Muitos de nós lutaram contra a ditadura e o autoritarismo, e ajudaram a resgatar a democracia em nosso país. Durante muitos anos, nos movimentos sociais e nas lutas do nosso povo, mas também na construção do nosso partido, e na gestão pública de Governos Municipais, Estaduais e Federal (de Lula e Dilma) demos nossa energia e nosso coração a um projeto no qual sempre acreditamos, e que alguns insistem em tentar destruir. Não nos intimidarão. O PT também é nosso! Ele é o patrimônio de mais de um milhão de filiados e muitos outros milhões de simpatizantes e eleitores. Um patrimônio da sociedade brasileira, que não pertence a este ou aquele dirigente, a esta ou aquela corrente interna. Aderimos à candidatura de Marcelo Freixo num ato de lucidez, sinceridade, esperança, desprendimento e ousadia. Estamos na luta, dentro e fora do PT, por amor à nossa bela cidade, por uma sociedade mais fraterna, mais inclusiva, mais democrática, mais justa!

UM RIO PARA OS CARIOCAS ! UM RIO PARA AS PESSOAS !
POR UMA CIDADE DE DIREITOS ! CIDADE, COLETIVO DE CIDADÃOS!


PETISTAS COM FREIXO

22 comentários:

  1. Petistas que estão com Freixo, não acreditam mais no partido. Pq ficar? Pq não assumir as opções? Pq se manter num partido 'autoritário'? Pq ter medo de expulsão, se podem sair voluntariamente em nome de suas convicções. Pq tanto masoquismo?

    Sinceramente não entendo.

    ResponderExcluir
  2. Assim, quem são esses petistas? Porque petista não se acovarda e nem fica inventando desculpas levianas para demonstrar que estão insatisfeitos.
    Pra mim isso aqui é um blog de trolls querendo rachar o PT do Rio de Janeiro apoiando o Frouxo. Na boa, isso não cola mais. Se for petista, saia, se desfilie, assuma seu lado e vá ser feliz lá longe da minha Estrela.
    Saudações Petistas,
    KatytaSV

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa Estrela não é mais sua agora ela é do Paes e com a sua autorização, quando se acovarda e fica de joelhos pra essa política facista e aliança espúria com PMDB.....
      Um verdadeiro Petista jamais se acovardaria diante de tamanha desmoralização e falta de ética.........
      Quem são os verdadeiros FROUXOS?????????
      Eu sou carioca e FECHO COM MARCELO FREIXO!!!!!!!

      Excluir
    2. Katytasv, o direito de criticar é não mentir ao criticar. E, ainda, respeitar as pessoas. O nome do "Frouxo", ao qual se refere, é FREIXO. É Marcelo Freixo. E de frouxo, penso, ele tem pouca coisa. Uma vez que ele enfrentou, e continua a enfrentar, as milícias de perto, breve exemplo. Que, cada vez mais, tem espaço nessa política que é implementada na cidade do Rio de Janeiro. Que não é para os mais pobres, mas pra os mais ricos.
      E, apoio o "Inédito Viável". Alguém disse, certa vez, "é melhor estar certo sem o partido do que errado com ele". E compreendo a justa reivindicação desses militantes para com a organização que ajudaram a construir com os anos.

      Excluir
    3. Caros Gianni e Sr. Invincible, não percam o tempo de vocês tentando ensinar essa criatura a ter respeito. Certos comentários devem ser ignorados. Claramente esse ser que se intitula "Katytasv" não é capaz de argumentar, discutir e questionar a respeito de nada, pois o máximo que consegue fazer é criar um trocadilho com o nome do candidato demonstrando não só sua incapacidade intelectual como seu baixíssimo nível. Só nos resta ter pena de nossa amiga petista que não deve ter tido a oportunidade de estudar numa boa escola e infelizmente defende a "estrela dela" com argumentos tão pobres.

      Excluir
  3. Frouxo? Sua estrela. Ela é do capital, nem do Dirceu acho que é mais!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns a esses petistas.
    Parabéns pela coragem.
    Participar do governo de Eduardo Paes é ir contra a história do PT.

    ResponderExcluir
  5. Pois é... quem são afinal os petistas com o frouxo...??? Não têm nome... nada... Como é isso? Mais uma palhaçada/troll/eleitoral e como sempre, se muito mal gosto. Perda de tempo.
    Saudações Petistas
    Luciamarop

    ResponderExcluir
  6. Acho que devem colocar o nome mesmo. Pois aí o PT expulsa logo e todos vão para o PSOL que é o lugar onde deveriam estar, pois é lá que se encontram os mais valiosos do PT que já saíram há tempo. Bom, eu não sou filiado do PT, mas sempre votei e fiz campanha para o PT. Queria ser filiado, para ter o prazer de ser expulso.

    Gente digna não troca sua dignidade e sua consciência por nada, nem mesmo pela continuidade em um partido político, até porque ele já está podre...

    ResponderExcluir
  7. hahahha só rindo desse povo que nem petista é, e fica querendo se aparecer. São tão medrosos que se identificaram com o Frouxo. Vão lá brincar de Troll no PSOL!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Katytasv, pq Frouxo? Do que ele tem medo ou com o que ele se acovarda? Não sou do Rio e gostaria que você me explicasse.

      Excluir
    2. Vc conhece o trabalho do Freixo para dizer q ele é frouxo? Vc deve estar em outro mundo..hahaha só rindo desse povo que nem política acompanha...

      Excluir
  8. Como secundarista simpatizei com a Convergência Socialista (expulsa do PT). Depois na universidade me aproximei da DS (majoritariamente ficou inconformada com os rumos do Partido). Agora vejo esse movimento de Petistas com Freixo. O PT não é socialista. Saiam desse partido tenham coerência. Articulação com PMDB, com Maluf não é digno de uma história de luta. Frouxos são os que se acovardam atrás de uma estrutura de poder e os que transformaram o PT velho de guerra em algo sem sal, sem vibração com cabos eleitorais e discursos de humanização do capitalismo, isso não cola. Já sofri muito pelo PT, mobilizei muita gente (todos meus amigos de Anchieta e familiares), participei de todas as campanhas financeiras e cheguei a apanhar de militantes do PSDB, mas hoje estou depois de tanta decepção, sou PSOL com muito orgulho. Um freixo de luz e de esperança para cidade!

    ResponderExcluir
  9. Frouxo é quem não tem coragem ou inteligência de reconhecer quem o PT deve apoiar. De reconhecer q a saúde é a pior do Brasil e as pessoas estão morrendo esperando atendimento.Que acabou a discussão pedagógica nas escolas em prol de estatísticas.. Candidatura de Freixo está além de qualquer partido ou vertente política. Parabéns ao movimento.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pela lucidez.
    Esse trecho é fundamental: "Somos sim, favoráveis a alianças que sejam construídas em torno de programas políticos, de projetos e de princípios, e não sejam fruto de negociatas fisiológicas e oportunistas que descaracterizam a história do nosso PT, um partido comprometido com as lutas sociais do nosso povo."

    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Ainda há pessoas lúcidas no PT. Parabéns ao movimento. Queremos sim um Rio melhor. #fechocomFreixo

    ResponderExcluir
  12. Imagine que eu sou fanaticamente apaixonado pelo Flamengo, nasci e cresci sendo Flamengo, minha família é flamengo, minha casa é pintada de preto e vermelho, meu filho se chama Artur, a placa do meu carro é FLA 1895... Um dia tomam o Flamengo de assalto, põe um amarelo no escudo, a camisa oficial ganha uma faixa horizontal igual a do Vasco e na Gávea põe um busto do Eurico. O que fazer, fundar um "Clube de Regatas Raiz do Mengão" (dissidência) e ir torcer pra esse, ou continuar apoiando o Flamengo original, mesmo deturpado, e exigir, de dentro pra fora, que o original volte a ser o que era? A meu ver, ambas são saídas válidas.

    ResponderExcluir
  13. Tem alguém que realmente acreditou que isso foi feito por petistas? brincadeira....

    ResponderExcluir
  14. Será que os neopetistas aí de cima, depois da caminhada de hoje em Copacabana ainda vão continuar falando que não tem Petista apoiando o Freixo? Será que ainda vão continuar falando que esse site não foi criado por Petistas de verdade? Petistas com Freixo sejam bem vindos a campanha e vamos juntos levar Marcelo Freixo a prefeitura do Rio de Janeiro. Petistas que estão sendo recriminados só por querer o seu PT de volta, o PT por qual tanto brigaram pra criar e que no meu entender não tem mais volta. Mas parabéns Petistas com Freixo pela coerência de vocês.

    P.S.: Tem que rir desse pessoal, chamar o Freixo de frouxo... Um cara que teve a coragem de desafiar as milicias e até hoje paga um alto preço por isso.
    Mas também, esperar o que dos Neopetistas?? Cérebro do tamanho de uma castanha...

    ResponderExcluir